Lista de Páginas

terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

Resenha: O Iluminado - Livro e Filme


Autor: Stephen King
Editora: Suma de Letras
464 páginas

   

   O Iluminado conta a história de uma família, que aceita tomar conta de um gigantesco hotel - o Overlook - que durante o verão é refúgio dos ricos, mas nos meses de inverno fica isolado do mundo.

   O pai da família (Jack), está buscando um recomeço, pois, ele foi demitido do emprego, teve problemas por causa do abuso de álcool e teve um episódio de agressão em casa.
    Danny o filho do casal de cinco anos é um iluminado - ele consegue ler a mente das pessoas, captar seus sentimentos e tem visões, que um amigo imaginário (Tony) mostra pra ele. O menino não quer ir para o hotel, pois já teve sonhos terríveis com o lugar, mas sabe que é a chance de a família se reestruturar.
   A mãe, Wendy, também não está animada com a ideia de ficar longe de tudo e todos durante meses, mas sente que precisa apoiar o marido e acaba concordando.

  O hotel tem algo sobrenatural e terrível que consegue influenciar Jack e se intensifica com o isolamento.

   Muito bem escrito, a narrativa em terceira pessoa com vários pontos de vista, consegue prender, e faz com que a gente consiga entrar na mente dos personagens.
   Os personagens são bem construídos, o que faz com que o começo do livro seja um pouco lento, mas do meio pro final a narrativa ganha um ritmo frenético.

   Um dos melhores livros de terror da história!


   SINOPSE:

O romance, magistralmente levado ao cinema por Stanley Kubrick, continua apaixonando (e aterrorizando) novas gerações de leitores.
A luta assustadora entre dois mundos.
Um menino e o desejo assassino de poderosas forças malignas.
Uma família refém do mal.
Nesta guerra sem testemunhas, vencerá o mais forte.
Danny Torrance não é um menino comum. É capaz de ouvir pensamentos e transportar-se no tempo. Danny é iluminado. Será uma maldição ou uma benção? A resposta pode estar guardada na imponência assustadora do hotel Overlook.
Em o iluminado, quando Jack Torrance consegue o emprego de zelador no velho hotel, todos os problemas da família parecem estar solucionados. Não mais o desemprego e as noites de bebedeiras. Não mais o sofrimento da esposa, Wendy. Tranquilidade e ar puro para o pequeno Danny livrar-se das convulsões que assustam a família.
Só que o Overlook não é um hotel comum. O tempo esqueceu-se de enterrar velhos ódios e de cicatrizar antigas feridas, e espíritos malignos ainda residem nos corredores. O hotel é uma chaga aberta de ressentimento e desejo de vingança. è uma sentença de morte. E somente os poderes de Danny podem fazer frente a disseminação do mal.




Sobre o filme:


   Foram mudados muitos elementos importantes para a história. Os próprios personagens foram completamente descaracterizados.

Leia o que Stephen King diz a respeito do filme:
   "Eu não entendo. Mas há muitas coisas que não entendo. As pessoas obviamente adoram o filme, e não compreendem porque eu não gosto. O livro é quente, o filme é frio; o livro termina com fogo, e o filme com gelo. No livro, existe um verdadeiro arco em que você vê este sujeito, Jack Torrance, tentando ser bom, mas que, pouco a pouco, vai se tornando maluco. E, quando assisti ao filme, Jack era louco desde a primeira cena. Tive que ficar com a boca fechada na época. Era uma exibição antecipada, e Jack Nicholson estava presente. Mas fiquei pensando comigo mesmo, no momento em que ele apareceu na tela: "Ah, eu conheço esse cara. Eu já o vi em cinco filmes de motoqueiro, em que Jack Nicholson fazia o mesmo papel". E é tão misógino. Quero dizer, Wendy Torrance simplesmente é apresentada como uma dona de casa que não para de berrar. Mas essa é só a minha opinião, é só o jeito como eu sou."

A entrevista completa você pode ler na revista Rolling Stone, clicando aqui.

Achei desnecessárias as mudanças que foram feitas. O filme tem muito pouco a ver com o livro.



LEIA TAMBÉM:

A ESTRADA DA NOITE          TRONO DE VIDRO          CINQUENTA TONS DE CINZA






Nenhum comentário:

Postar um comentário