Lista de Páginas

sábado, 16 de março de 2019

RESENHA: ORGULHO E PRECONCEITO | JANE AUSTEN


Aqui nós vamos conhecer a Elisabeth Bennet, que é uma das cinco filhas dos Bennets, que são uma família comum, talvez um pouquinho espalhafatosa, de classe média que vive no interior da Inglaterra.


A família está vivendo um momento em que os pais já estão com uma certa idade. E sem nenhum herdeiro homem (pois naquele tempo os bens só podiam ser passados para alguém do sexo masculino) para assumir, quando o senhor Bennet morrer quem vai assumir os bens será um primo distante. Para que as meninas não fiquem desamparadas, a mãe só pensa em lhes arranjar um bom casamento.

Acontece que acabou de alugar uma propriedade ali na região o Senhor Bingley. Ele é um lord abastado e principalmente -solteiro-. A senhora Bennet então, vê nisso uma boa oportunidade de casar uma das filhas, em especial a Jane, que é a filha mais velha e considerada a mais bonita das meninas.

O senhor Bingley não veio sozinho. Ele veio acompanhado da irmã e de alguns amigos.

Pois bem, uma família ali da regão decide dar um baile, e claro, como as opções de entretenimento naquele tempo eram limitadas, todo povo da redondeza comparece.

Durante o baile, a Jane e o senhor Bingley se encantam um com o outro. E estão todos se divertindo, menos um dos amigos do senhor Bingley, o senhor Darcy.

O senhor Bingley até tenta fazer com que ele se enturme, o convidando para dançar com alguma moça, talvez até a Elisabeth, irmã da Jane, mas o senhor Darcy diz que ela é até aceitável, mas se recusa mesmo assim, dizendo que não tem ninguém interessante no baile.

A Elisabeth ouve isso, e fica ainda mais indignada com ele, pois o senhor Darcy não está causando uma boa impressão em ninguém com essa falta de vontade em socializar.

Enfim, todo mundo saiu da festa com a impressão de que o senhor Bingley e a Jane se entenderão super bem. E que o senhor Darcy é um esnobe.

No outro dia, a Jane recebe uma carta da irmã do senhor Bingley, a convidando para uma visita à propriedade. E como está pra chover, a senhora Bennet diz para ela ir à cavalo, na esperança de que ela tome uma chuva e fique doente, necessitando assim ficar hospedada por lá mesmo. O plano dá tão certo, que a Jane fica de cama por dias, coitada.

E a mãe delas está achando ótimo, já que assim ela vai passar mais tempo com o senhor Bingley. Já a Elisabeth está preocupadíssima com a irmã, e como elas são muito próximas, ela decide ir até lá pra cuidar dela.

Enquanto ela está lá, o senhor Darcy acaba percebendo que ela é muito mais do que aquela garota simplória que ele imaginou. Já a Elisabeth continua achando ele um metido.

A Elisabeth é muito a frente do seu tempo. Ela tem opiniões contundentes e não baixa a cabeça diante de provocações, como as mulheres naquela época eram ensinadas a fazer.

Depois que a Jane melhora, elas voltam para casa, e todo mundo acredita que o noivado está praticamente certo, já que o senhor Bingley se mostrou super preocupado com a Jane, enquanto ela esteve doente.

Mas do nada, eles vão embora. O senhor Bingley e todos que vieram com ele partem para Londres, e todo mundo fica sem entender nada.

A Jane fica arrasada com isso, pois ela gostava de verdade do senhor Bingley. E ela fica achando que entendeu errado os sentimentos dele.

Já a Elisabeth acredita que ela entendeu tudo certo, e que eles se gostavam mesmo, e o problema foi que o senhor Darcy deve ter ficado colocando coisas na cabeça do amigo. Dizendo a ele, que ele não devia se relacionar com alguém abaixo da sua posição social.

Bom vou parar a história por aqui, e focar no que eu achei do livro. E eu amei. É uma história tão leve e gostosa de ler.

Existem vários mal entendidos, e suposições. E eu torci tanto para que os personagens se entendessem. É interessante acompanhar como as opiniões do senhor Darcy e da Elisabeth, vão mudando lentamente ao longo da história

Esse livro é um retrato da época em que foi escrito. 

Como na época as classes eram muito bem divididas, era vergonhoso se relacionar com alguém considerado abaixo do seu nível social. Vemos isso ainda hoje em dia, mas naquela época, o preconceito era ainda maior.

Uma coisa que também me chamou muita a atenção, foi a questão das visitas. Antigamente as pessoas iam à casa uma das outras e passavam dias juntas. Hoje parece que algumas pessoas quase fogem de uma visita. É estranho ver como as coisas mudarão.

E tem claro à questão do romance. É tão gostoso de acompanhar, é uma história tão leve.

Achei difícil não comparar com os romances de época que se tem atualmente. 

Claro que no período em que esse livro foi escrito, as pessoas eram muito mais recatadas. Pra se ter uma noção, este livro não tem nem uma cena de beijo. Ainda assim, o romance é muito fofo, mas não era tudo. A história que estava sendo contada, também era uma parte importante.

E hoje, algumas autoras de romance de época, colocam tantas cenas sensuais nos livros, que eu tenho a impressão de que a história é só um pretexto pra poder inserir esse tipo de cena. E não é que estas cenas me incomodem, mas eu gostaria que as histórias fossem mais bem trabalhadas.

Acho que eu só posso dizer, que este livro é maravilhoso e que eu recomendo pra todo mundo. 

Se você ainda não leu, não demore tanto como eu fiz. Estou muito arrependida de não ter lido esse livro antes, porque ele é incrível!

Espero que tenham gostado. Até a próxima. Tchau!



Nenhum comentário:

Postar um comentário